30 de setembro de 2008

A composição como limite

Analisado pelos modernistas como uma pessoa avant la lettre 20 Wagner fez grandes contribuições no campo urbanístico recém formado, mas não se pode esquecer que apesar de passar praticamente vinte anos elaborando uma tese e ser o ganhador de dois concursos com a mesma, ela nunca foi colocada em prática ou foi testada além do plano imaginário. Desse modo, “a língua indubitavelmente clássica de sua arquitetura” 21 não impediu que a crítica fizesse qualificações pejorativas em relação ao seu trabalho. Acredita-se que seja a sua linguagem a razão principal de sua urbanística ter se desqualificado. “Giedion considera que ‘a visão arquitetônica e a energia que se manifesta em tantas das obras de Wagner parecem paralisadas neste momento em que se entra no campo do urbanismo’, e esclarece, ‘no fim dos oitocentos parecia que o urbanismo tinha esgotado todas suas possibilidades’. Mais duro ainda é o julgamento de Benévolo quando afirma ‘a esterilidade do método do wagneriano na urbanística e o caráter acrítico e convencional de seus projetos da ampliação de Viena’” 22. As possíveis qualificações da Grossstadt serão analisadas posteriormente nesse trabalho nas considerações dela e de Brasília.

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